Esta espécie pertence à Ordem Psittaciformes.

Esta ave colorida, oriunda da região afrotropical, tem sido observada em certas zonas do Algarve e poderá estar a expandir-se na região.

Esta espécie pertence à Categoria E

Taxonomia

Ordem: Psittaciformes
Família: Psittaculidae
Género: Agapornis
Espécie: Agapornis fischeri Reichenow, 1887
A espécie é monotípica.

Identificação

Trata-se de um pequeno psittaciforme com cerca de 14 cm de comprimento. O dorso, o ventre e as asas são verdes. O peito é amarelo dourado, tornando-se laranja mais escuro à medida que progride para cima. A parte superior da cabeça é verde azeitona e o bico é vermelho brilhante. A superfície superior da cauda tem algumas penas roxas ou azuis. Apresenta um anel ocular branco bastante visível.

Abundância e Calendário

Pouco abundante e com uma distribuição restrita ao sotavento algarvio, sendo contudo localmente frequente. Os seus movimentos não foram estudados, presumido-se que a espécie seja residente ou dispersiva.

Onde Observar

Até ao momento a ocorrência regular desta espécie é conhecida apenas no Algarve, mais concretamente no concelho de Lagoa, onde têm sido efectuados bastantes avistamentos em anos recentes e onde parece já existir uma pequena população reprodutora. As aves ocorrem quer na cidade (junto ao parque empresarial), quer noutros locais do concelho.