A pequena aldeia de Escaroupim é conhecida pelas suas casas de ‘avieiros’ (pescadores nómadas originários de Vieira de Leiria). Do ponto de vista ornitológico, este local destaca-se pela existência de uma colónia de garças, situada num mouchão do Tejo.
Aves aquáticas:
papa-ratos, goraz, garça-branca-pequena, garça-real, íbis-preta, colhereiro
Grandes aves terrestres:
garça-boieira, cegonha-branca, milhafre-preto, águia-calçada, peneireiro-vulgar, abelharuco
Passeriformes:
cotovia-de-poupa, andorinha-das-barreiras
Visita:
O principal ponto de observação situa-se na margem do rio Tejo, junto ao embarcadouro. A partir daqui é possível, na Primavera, observar a colónia de garças – esta colónia situa-se no mouchão, a cerca de 200 metros da margem do rio. Um telescópio será bastante útil para poder observar as aves com pormenor. A espécie mais abundante na colónia é a garça-boieira, havendo aqui várias centenas de casais desta espécie. Outras espécies que habitualmente estão presentes são: a garça-branca-pequena, a garça-real, a garça-nocturna (espécie escassa como nidificante em Portugal), o papa-ratos e o colhereiro. Este local tornou-se particularmente conhecido em 2005, quando aqui foi registada a nidificação de íbis-preta – esse foi o primeiro registo de reprodução no nosso país. Nos anos seguintes a presença desta espécie no local tem sido irregular, mas em 2012 a nidificação foi novamente registada. Este local é também frequentado por aves de rapina. Entre as mais frequentes, contam-se o milhafre-preto e a águia-calçada.
A estrada que liga Escaroupim a Salvaterra de Magos atravessa terrenos intensamente agricultados. Entre as espécies que podem ser observadas ao longo desta estrada, são de referir a cegonha-branca, o peneireiro-vulgar, o abelharuco e a cotovia-de-poupa.
Nas imediações existe uma colónia de andorinha-das-barreiras.
Melhor época: Primavera
Distrito: Santarém
Concelho: Salvaterra de Magos
Onde fica: No Ribatejo, cerca de 7 km de Salvaterra de Magos. O acesso a partir de Lisboa é feito pela auto-estrada A1 até ao km 32 e depois pela A10 até Benavente e finalmente pela N118 até Salvaterra de Magos. Chegando a esta vila, deve tomar-se a estrada para Escaroupim e nesta aldeia vira-se à esquerda pela Avenida João Belo. No final da rua existe um parque de estacionamento.