Situado na proximidade da serra da Malcata, o concelho de Sabugal destaca-se pelo seu rico património histórico, que inclui cinco castelos (Sabugal, Vilar Maior, Sortelha, Alfaiates e Vila do Touro). Do ponto de vista ornitológico é certamente um dos mais interessantes do país.

No castelo de Vilar Maior existe uma importante colónia de andorinhões-pretos

Visita:

A partir do Sabugal, a exploração pode ser feita em todas as direcções. Os percursos sugeridos cobrem apenas uma parte do habitat existente.
A aldeia de Sortelha, com o seu castelo roqueiro, é um bom local de observação de melro-azul, cia e andorinha-dáurica, constituindo também um excelente ponto de observação de aves de rapina. Esta aldeia situa-se cerca de 10 km a oeste do Sabugal.
Para leste, na zona de Aldeia da Ponte existem manchas de carvalho-negral em excelente estado de conservação, onde se pode observar facilmente o papa-figos e a felosa-de-bonelli, entre diversas outras espécies mais comuns. Esta zona é também excelente para a observação de aves de rapina, das quais se destacam o bútio-vespeiro, a ógea e o milhafre-real. Na aldeia de Forcalhos é habitual ver-se o pardal-francês e o chasco-cinzento e nas imediações existe um ninho de cegonha-branca, espécie pouco comum nesta região.
Um pouco para noroeste, em Vilar Maior vale a pena visitar o castelo onde, para além de uma grande colónia de andorinhão-preto, se podem observar o melro-azul e o pardal-francês.

Melhor época: Abril a Julho

Distrito: Guarda
Concelho: Sabugal
Onde fica: no extremo sueste da Beira Alta, entre as serras da Estrela e da Malcata. O melhor acesso à zona é a auto-estrada A23, saindo-se no nó da Guarda e seguindo depois pela N233.