Esta espécie pertence à Ordem Passeriformes.

Discreto, mas irrequieto, o papa-moscas-cinzento é uma ave com um comportamento curioso, saindo do ramo onde está pousado para apanhar um insecto e voltando rapidamente ao poleiro.

Sabe quando chegam os primeiros papa-moscas-cinzentos?
Veja as datas aqui.

 

Taxonomia

Ordem: Passeriformes
Família: Muscicapidae
Género: Muscicapa
Espécie: Muscicapa striata (Pallas, 1764)
Subespécies: 5

Em Portugal ocorre a subespécie nominal.

Identificação

A plumagem é castanha, o que faz deste papa-moscas uma ave pouco colorida. As marcas que melhor permitem a identificação são: o bico fino, a postura vertical, as riscas no peito e na coroa. As terciárias são orladas por uma fina linha clara. Pousa geralmente num ramo ou numa vedação, a alguns metros do solo.

Sons

Para ouvir a vocalização do papa-moscas-cinzento, clique na seta abaixo!

Abundância e Calendário

Como nidificante o papa-moscas-cinzento é uma espécie pouco comum. Já durante a passagem migratória outonal pode ser bastante comum (embora raramente atingindo os números do papa-moscas-preto). Ocasionalmente também surge durante a passagem pré-nupcial, especialmente quando os ventos sopram de leste. As aves nidificantes raramente se observam antes do princípio de Maio, havendo contudo registos ocasionais de migradores em finais de Abril. A passagem de Outono estende-se de meados de Agosto a princípios de Novembro.

Mapas

Onde Observar

Durante a passagem migratória, ocorre um pouco por todo o país.

 

Entre Douro e Minho – observa-se no final do Verão na zona de Guimarães.

 

Litoral centro – frequente nas passagens migratórias junto à lagoa de Óbidos e em Peniche.

 

Lisboa e vale do Tejo – ocorre durante a passagem migratória na serra da Arrábida e no cabo Espichel. Ocasionalmente também é visto em Lisboa.

 

Alentejo – pode ser visto regularmente na zona de Montargil e na serra de Grândola; na passagem migratória surge igualmente no estuário do Sado e na lagoa de Santo André.

 

Algarve – frequente na passagem migratória outonal, nomeadamente na ria de Alvor e no cabo de São Vicente, ocorrendo também nas ilhas da ria Formosa.

 

Documentação

Ficha do papa-moscas-cinzento no Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal (edição 2005)

Ligações externas