Com os seus 1025 metros de altitude, a Serra de São Mamede constitui o local mais elevado do Alentejo. Embora à primeira vista seja composta apenas por pinhais, a serra contém alguns segredos e diversas espécies de aves interessantes.

Na zona de Porto da Espada pode encontrar-se uma das maiores concentrações de castanheiros de todo o Alentejo

Visita:

Perdida na serra, a pequena aldeia de Porto da Espada é um dos melhores locais de observação de aves nesta zona. A paisagem encontra-se dominada por castanheiros, muito apreciados por diversas espécies de aves que nidificam em cavidades. Este é um bom local para observar o rabirruivo-de-testa-branca, o pardal-montês e o pardal-francês. Outras espécies que habitualmente se encontram presentes na área incluem o estorninho-preto, a trepadeira-comum e a trepadeira-azul. Com sorte, poderá ser visto algum pica-pau-galego. A zona é atravessada por diversas estradas municipais, que podem ser usadas para explorar os terrenos em redor da aldeia. Na aldeia pode ser vista a andorinha-dáurica.

 

Ponto de visita obrigatório é o Alto de São Mamede. Esta zona encontra-se coberta por vastos pinhais e é bastante pobre em aves, contudo para algumas espécies este é um dos melhores locais em todo o território a sul do Tejo. No pico propriamente dito, muitas vezes batido pelo vento, ocorre frequentemente a cotovia-arbórea e o rabirruivo-preto. Descendo a estrada cerca de 1 km, um pequeno cruzamento denominado Cruz do Cume constitui um bom local para observar a cia e o pintarroxo. Os pinhais circundantes albergam chapim-de-poupa e chapim-carvoeiro.

Melhor época: Inverno e Primavera

Distrito: Portalegre
Concelho: Marvão e Portalegre
Onde fica: no nordeste alentejano, perto da cidade de Portalegre. Para quem vier de Lisboa o melhor acesso é feito pela A6 até Estremoz, seguindo depois pelo IP2 até Portalegre. Em alternativa, pode seguir-se pela A1 e depois pela A23 até ao nó de Fratel, pelo IP2 até Alpalhão e pela N246 e pela N246-1, passando por Castelo de Vide até à Portagem.