O cabo de Sines constitui o ponto mais proeminente da costa alentejana e por esse motivo apresenta condições favoráveis à observação de aves marinhas. Vale também a pena visitar o seu porto, onde geralmente se juntam grandes bandos de gaivotas.
Visita:
O porto de Sines atrai geralmente um grande número de gaivotas. Embora na sua maioria se trate das vulgares gaivotas-d’asa-escura e gaivotas-argênteas, vale a pena prospectar os bandos com calma, pois existe sempre a possibilidade de observar alguma espécie mais rara. A praia de Sines é habitualmente frequentada por rolas-do-mar. Vale a pena olhar para o mar, onde os gansos-patolas são frequentes – estas aves vêm por vezes pescar a pequena distância do porto, permitindo observar de perto os detalhes da plumagem e os seus mergulhos espectaculares.
Um pouco para norte, o cabo de Sines constitui outro local de interesse, especialmente para observar aves marinhas. O melhor local de paragem é em frente aos ilhotes rochosos. Para além dos gansos-patolas, que também aqui podem ser vistos a pequena distância, este local é bom para observar cagarras e gaivotas. Nos rochedos é habitual ver-se a rola-do-mar.
Melhor época: Outono e Inverno
Distrito: Setúbal
Concelho: Sines
Onde fica: na costa alentejana, cerca de 60 km a sul de Setúbal. O acesso é feito a partir de Lisboa e Setúbal seguindo a auto-estrada A2 até Grândola e depois o IC33 até Sines.